quinta-feira, 18 de maio de 2006

Cametáforas? Que diabo é isso?

Depois de responder a metade dos meus leitores, (São oito no total, contando com meus três filhos) resolvi esclarecer ao restante de forma didática.
CAMETÁ + METÁFORAS = CAMETÁFORAS
A primeira vez que utilizei o termo, foi em um texto, ainda nos tempos de Escola Salesiana. Do texto original só sobrou o que ele tinha de melhor, justamente o título, que devidamente adaptado transformou-se em umacoletânea de crônicas ambientadas no universo cametaoara.

CAMETÁ
Cametá é um dos mais velhos Municípios do Estado do Pará está localizada a margem do rio Tocantins numa região conhecida como Baixo Tocantins. Fundado oficialmente em 1617, é fruto do processo de expansão da colonização na Amazônia, dentro de uma estratégia geopolítica de defesa do território pelos portugueses contra a investida de outros colonizadores. Como em toda a Amazônia, desde a sua fundação, a cidade de Cametá teve como referência o rio, sendo este ao mesmo tempo o espaço da circulação, meio de realização da produção, fonte de recursos para a sobrevivência e matriz cultural que forja um gênero de vida muito particular.

METÁFORA
As metáforas constituem um valioso recurso utilizado nas diversas áreas que envolvem comunicação entre duas ou mais pessoas. Sempre que explicamos ou comunicamos um conceito pela comparação com outra coisa, estamos usando uma metáfora. As metáforas são símbolos, e como tais podem criar intensidade emocional ainda mais depressa, e de forma mais completa, do que as palavras tradicionais que usamos. As metáforas podem nos transformar instantaneamente.
Um dos meios primários de aprendizado é através das metáforas. Apreender é o processo de fazer novas associações na mente, criar novos significados, e as metáforas são idealmente apropriadas para isso. Quando não compreendemos algo, uma metáfora proporciona um meio de perceber como o que não compreendemos é parecido com algo que compreendemos. A metáfora ajuda-nos a vincular um relacionamento.
A maioria das pessoas adora ouvir histórias. Contar um caso ou uma história faz o tema se tornar ainda mais interessante e significativo, permitindo também uma maior fixação de um conceito.
Ao contar uma história, caso, conto, vivência, mito, exemplo, alegoria, parábola, promove-se na mente do sujeito um contato com experiências que vão muito além do que foi dito.
As metáforas irão funcionar para cada pessoa de uma forma diferente, e isso lhes dá um grande poder.

CAMETÁFORAS
O povo cametaense costuma chamar carinhosamente as pessoas de mano, "sumano", primo, "suprimo", parente, aquelezinho, pequenozinho...
Como sei que o assunto ainda vai render, continuarei outro dia.
Ja me vu!

Nenhum comentário: