domingo, 10 de setembro de 2006

X Feira Pan-Amazônica do Livro




Luís Fernando Veríssimo, MV Bill, Danuza Leão, Milton Hatoum e Ariano Suassuna são alguns dos convidados especiais da X Feira Pan-Amazônica do Livro, que começa na próxima sexta-feira, dia 15, no Centro-Eventos Júlio César. Como acontece todos os anos, a programação é ampla e inclui seminários, cursos, mini-oficinas, exposições e mostra de cinema, de 10h às 22h, tudo com entrada franca. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria Executiva de Cultura (Secult), e a programação está disponível no site. O Peru é o país homenageado e o patrono será o escritor Eidorfe Moreira.

No ano em que comemora seu décimo aniversário, a Feira Pan-Amazônica do Livro se consolida como o quarto maior evento do gênero no Brasil. Em 2005 foram 326 mil visitantes em dez dias de programação, um número que deve ser superado, já que o evento registra um crescimento de 15% a cada ano. Segundo explica Lorena Souza, coordenadora da Feira do Livro, além da oferta de títulos, a programação oferece atividades educativas, acadêmicas, atrações artísticas e ainda incentiva a leitura com atividades realizadas durante o ano inteiro.

A Feira Pan-Amazônica do Livro não se resume aos dez dias. Realizamos o Sarau da Feira, a Gincana Literária, visitamos escolas em Belém e no interior. Tudo isso envolve professores e alunos, que afinal são o nosso público em potencial', diz ela.

Um dos espaços mais concorridos da Feira Pan-Amazônica do Livro é o Café das Letras, que receberá diariamente, sempre às 19h30, escritores consagrados para um bate-papo com o público. É lá que estarão Luís Fernando Veríssimo e Mariana Veríssimo, Dante Castro e Róger Rumrrill, Nélida Piñon, Elizabete Vidal, Milton Hatoum, o cineasta Maurice Capovilla, a cronista Danuza Leão e o jornalista Paulo Markun.

Pela manhã, o Café das Letras terá a participação de escolas do interior, que apresentarão performances baseadas nas obras de Renato Gusmão, Luiz Carlos França, Shirley Castilho, Eldo Rocha, Romeu Neto, Lindarlene Farias e José Maria Frade. A apresentação é de Alfredo Garcia, sempre às 10h30.

Os adolescentes são o foco do Papo Cabeça, a partir das 15 horas. Política, atividades físicas, drogas, preconceito, internet e mercado de trabalho estão entre os temas debatidos, com apresentação da jornalista Adelaide Oliveira e apoio do Pró-Paz.

Às 17 horas entram em cena espetáculos com o Teatro de Bonecos dos Correios, leituras dramáticas das obras de Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto com alunos da escola estadual Virgílio Libonati e ainda o debate da obra de Mario Vargas Llosa, com Amarílis Tupiassu e Laís Zumero, e um recital de poemas de Antônio Moura com o Duo Vital, formado por Patrícia Vital e Leandra Vital, entre outras atrações.

Outro momento aguardado é o Talkshow que vai trazer a Belém pela primeira vez o rapper MV Bill, dia 21, às 15 horas, no auditório. MV Bill vai falar sobre o documentário 'Falcão - meninos do tráfico', que acompanhou a rotina de jovens da periferia envolvidos com o tráfico de drogas em várias cidades brasileiras. O bate-papo terá a participação do grupo de dança Estilos de Belém-Icoaraci.

Uma das maiores expressões do pensamento filosófico no Brasil, o paraense Benedito Nunes vai estar ao lado do escritor Ariano Suassuna na programação chamada Vitrine Literária, dia 23, às 19h30. Suassuna foi uma das estrelas da Feira Pan-Amazônica do Livro no ano passado, quando lotou o auditório e deixou o público encantado com sua genialidade e seu bom humor.

O projeto Memórias Literárias acontece dia 17, no mini-auditório, a partir das 10h, com a palestra 'Belém de Max Martins', proferida por Benedito Nunes. A Belém de Dalcídio Jurandir, Eneida de Moraes e Marques de Carvalho também estará na pauta de

Gunter Karl Pressler, Eunice Ferreira dos Santos e Carmen Barreto Rocha, respectivamente.

Benedito Nunes volta a participar da Feira Pan-Amazônica do Livro no dia 20, abrindo o ciclo de palestras sobre literatura brasileira no mini-auditório. No primeiro dia do evento, o tema será 'Eidorfe: O filósofo da geografia' e haverá ainda a participação de Aldrin Moura de Figueiredo, Sílvio Holanda e Amarílis Tupiassu. Dia 21 Benedito Nunes fala sobre Guimarães Rosa e dia 22 Acyr Castro, Paulo Nunes e Lilia Silvestre Chaves tratam de autores paraenses como Bruno de Menezes. O dia 23 será dedicado a Mário Quintana, com palestras de Ana Maria Lisboa de Mello, João Carlos Pereira, Alonso Júnior e Paulo Becker.

Serviço:

X Feira Pan-Amazônia do Livro. De 15 a 24 de setembro, de 10h às 22h, no Centro-Eventos Júlio César (Almirante Barroso com Júlio César). Abertura dia 15, às 19h, no auditório, com a exibição de um documentário sobre os dez anos do evento e apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Entrada franca. Agendamento para atividades programadas até dia 13, das 9h às 12h e de 14h às 18h, pelos telefones (91) 4009-8746 e 4009-8714 ou no Teatro da Estação Gasômetro - Parque da Residência (Av. Governador Magalhães Barata, 830).
Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/

Nenhum comentário: