sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Matroska - (arquivos.mkv)

Matroska - (arquivos.mkv)
O nome deriva de matrioska - bonecas típicas russas, no qual uma boneca grande contém outra menor, que contém outra, e assim sucessivamente. Deste modo, os formatos ligados ao Matroska permitem conter dados resultantes de diferentes tipos de codificações (ou codecs) de video e audio.
O projecto Matroska é open-source, e é um container que visa poder oferecer muitas características avançadas, que formatos mais antigos tal como o AVI não suportam. O Matroska suporta por exemplo: áudio de bitrate variável (VBR - Variable Bitrate Áudio) sem quaisquer problemas; frame rates de vídeo e de áudio variáveis (VFR - Variable frame rates); capítulos; o anexar de ficheiros e codecs de vídeo e de áudio modernos, tais como o "Advanced Audio Coding" (AAC), o "Ogg Vorbis" ou O "Realvideo9" (RV9), todos estes codecs o AVI não suporta.
Para evitar interpretações equivocadas e preciso esclarecer que o Matroska não é um formato de compressao de video e também nao pode ser usado para comprimir música ou imagens como MP3 ou JPEG, como também não é um codec (diminutivo para (en)coder - decoder) É mais como um envelope que pode conter audio, video e legendas, permitindo ao utilizador armazenar um filme num só ficheiro, muito mais fácil de manejar.
Apesar de ser uma iniciativa Software Livre, Matroska não se limita a sistemas operacionais livres, como o GNU/Linux: seu parser, ou "analisador léxico", de DirectShow é muito considerado pela equipe do projeto Matroska.
Saiba mais aqui e no site oficial.

Nenhum comentário: