quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

2014, Belém é show na Copa e na Cozinha



Bem, amigos da rede (aquela da sesta depois do açaí com peixe frito)...
Em 2014 a Copa volta pra casa e Belém se prepara para abrigar uma das sub-sedes da competição. Segundo os especialistas, Manaus é nosso maior adversário nessa briga (o que eu não concordo).
Acho que nosso maior adversário somos nós mesmos (o que não é pouco, considerando as várias "picuinhas" políticas que entravaram durante anos, obras como a macrodrenagem, o Entroncamento, o Mangueirão e outras menos votadas). É claro que temos capacidade de sediar uma das chaves da Copa, mas é preocupante principalmente a questão política, a possibilidade de falcatruas, superfaturamentos, negociatas e as briguinhas provincianas tão comuns por essas bandas. Se conseguirmos superar esse obstáculo, o resto a gente tira de letra.
Para um povo que está acostumado com a multidão (recebemos milhares de pessoas para Círio todos os anos), receber bem é uma rotina, é uma característica de nossa gente. Somos um povo apaixonado e futebol é uma dessas paixãoes onde Paysandu e Remo dão vida a uma das mais antigas e prestigiadas rivalidades do futebol brasileiro, o "clássico-rei da Amazônia" RExPA.
Temos uma cidade linda no portão de entrada da Amazônia. E há muito para o visitante experimentar e descobrir. O Teatro da Paz (um dos mais belos do brasil), a Basílica Santuário de Nazaré, a Catedral, as praças, os museus, as igrejas, só para começar.
A Estação das Docas e o Malgal das Garças são locais onde os cheiros e sabores dessa culinária única, convidam para o banquete ao som de animados ritmos de nosso folclore e embalados pela sensualidade de nossas danças.
Independente dos benefícios imediatos que esse evento pode deixar na cidade em termos de investimentos em diversos setores, é pela oportunidade ímpar de mostrar essas maravilhas ao mundo, que sou favorável a realização da Copa em Belém e caso isso se confirme, fica aqui a sugestão para os interessados, no período do evento, realizarmos paralelamente, Festivais gastronômicos, de música, folclore, dança, de artesanato, feiras e eventos que possam potencializar tudo que temos de bom para oferecer.
Que venha a Copa! ao som do carimbó, com gosto de açaí e cheiro de patchouly
Inté 2014, parente!

2 comentários:

Citadino Kane disse...

Fernando,
Feliz 2008!
Muita paz e amor em Cametá e no Mundo.
Abraços,
Pedro

Anônimo disse...

Belém investirá cerca de R$ 70 milhões para ser sede, onde o Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão - já possui 70% das exigências da FIFA, sendo desnecessário construir outro estádio como acontecerá em Manaus. Belém está crescendo muito na região sua rede hoteleira está em fase de expansão, estradas interligadas através da Alça Viária, Aeroporto Internacional, vários portos para embarcações de todos os portes e Belém teve nos últimos 2 anos Belém vários Congressos e Encontros Nacionais e Internacionais, e atualmente está sediando o Fórum Mundial da Educação, Fórum Mundial da Saúde, Fórum Parlamentar Mundial, Fórum Mundial de Juízes e o Fórum Mundial Social, não esquecendo os diversos pontos turísticos que temos: Hangar, Estação das Docas, Mangal das Graças, Cidade Velha, Casa das 11 Janelas, as diversas praças de Belém, Complexo Feliz Lusitânia, Parque da Residência, Ver-o-Rio, Ver-o-Peso, Museus, Bosques, Parques, Bio Parque e Jardim Botânico, Memorial dos Povos, arquiteturas e ruas com seus corredores de mangueiras, ilhas e praias (mosqueiro, icoaraci e outeiro), e claro um belo passeio de barco pela orla de Belém. Visitem o site http://www.belem2014.com para saber porque Belém tem tudo para ser sede.