domingo, 16 de julho de 2006

No país do futebol...

Você já reparou a semelhança na fala de nossos candidatos às entrevistas dos jogadores depois de mais uma derrota...

- Mais importante que buscar culpados, é nos unirmos pra tirar o time/país dessa situação...
- A gente procurou fazer o o melhor, infelizmente não foi o suficiente...
- É hora de buscar novas soluções, de ter coragem de mudar...
- Estou colocando o cargo à disposição... é um time/país grande e vai dar a volta por cima...
- Nós colocamos e vamos tirar o time/país dessa situação...

Essa analogia não é gratuita. Duvido que você já não tenha ouvido uma conversa parecida, tanto de jogadores, como de candidatos. Explicações tão repetidas, que a gente fica com a impressão que foram decoradas...

Diz-se que hoje o futebol se "profissionalizou", por isso, há cada vez menos atletas e mais JOGADORES, no sentido pejorativo da palavra, jogam com a mídia, com as palavras, com o mercado, constroem carreiras onde o lucro é a principal meta... Depois da eliminação na copa, enquanto milhares de brasileiros choravam de tristeza, alguns dos responsáveis pela derrota, comemoravam os milhões de dólares e euros ganhos nos contratos milionários fechados durante a competição.

Passado o HEXAgerado "patriotismo" causado pela copa do mundo, o Brasil se vê diante de uma nova "onda patriótica", a "copa eleitoral". Candidatos de todos os partidos políticos, numa disputa onde o favoritismo de uns contrasta com a inexperiência de outros. Assim como na outra copa, a probabilidade de choro é enorme. A diferença é que quem vai escalar o time é você, sou eu, somos nós... Procure conhecer um pouco melhor cada um dos "jogadores" que você vai"colocar em campo".

Nenhum comentário: