quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

UFPA AMPLIA CAMPUS DE CAMETÁ

UFPA AMPLIA CAMPUS DE CAMETÁ E QUER ENCAMPAR MUSEU HISTÓRICO
A Universidade Federal do Pará deve repassar ao campus universitário do Tocantins/Cametá dois milhões de reais referentes ao Programa de Reestruturação das Universidades Públicas – REUNI -, para que sejam construídas seis salas de aula climatizadas, auditório para 200 pessoas, biblioteca setorial e salas de professores com cabines individuais. A construção terá início no primeiro semestre de 2008 e estará concluída em dezembro do referido ano, como afirma o coordenador do Campus, Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva e o Vice-coordenador Prof. M.Sc. Doriedson Rodrigues.
Todo o campus foi recentemente revitalizado e por ficar em uma área pequena no bairro da Matinha, será verticalizado em dois pavimentos.
A condenação afiançou que tudo que eles prometeram na campanha, já realizaram e estão fazendo além, como a implantação do curso de Pedagogia no município de Mocajuba e o de Letras em Pacajá. Destacaram ainda que com o plano de reestruturação das Universidades a partir de 2009 entrará em funcionamento além dos cursos já existentes os cursos de Historia, Matemática e Ciências Naturais.
A administração aguarda o termo de doação, por parte da prefeitura de Cametá, de uma área mais ampla – que poderá ser a área do antigo aeroporto - onde funcionará o campus II da UFPA em Cametá, que abrigará além de outros cursos, área esportiva e de recreação. Considerando a história da cidade de Cametá, a meta da UFPA é transformar o Campus num pólo de educação/ensino e cultura que atenda a região.
A administração, em parceria com as prefeituras, tem planos para instalar bibliotecas em todas as sedes dos municípios do Baixo - Tocantins sob jurisdição do Campus de Cametá, ou seja: Cametá, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Mocajuba, Baião e Pacajá e transformar a biblioteca setorial em uma espécie de Biblioteca Regional cujo acervo e atendimento sirvam de referência. A fim de firmar esse propósito, já há um embrião deste projeto no município de Mocajuba.
O coordenador garante que neste ano conclui o planejamento para que seja instalado até o ano de 2010, um curso de pós-graduação stricto sensu em Linguagem, Educação e Trabalho,além da ampliação dos cursos de especialização que já funcionam no referido Campus.
A coordenação se empenhara para fechar convênio com as prefeituras para que se possibilite a construção de alojamentos para os estudantes que vem das vilas, ilhas, sítios, povoados e dos demais municípios estudar no Campus de Cametá.
No dia 21 de fevereiro a Coordenação entregará o “Auditório Alberto Mocbel” e a “Biblioteca Salomão Larêdo”, homenagem a dois escritores cametaenses contemporâneos. Na oportunidade será criado o Núcleo de Arte e Cultura do Campus que vai desenvolver o teatro, a música a dança e que será dirigido pelos diversos grupos de teatro existente na cidade. A Coordenação pensa num espaço físico para funcionar o teatro-experimental, que poderia ser o prédio histórico onde funcionava o “Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas” ou ainda o prédio da antiga Câmara Municipal. Para tanto proporá parceria com a Prefeitura Municipal de Cametá.
Haverá ainda nesse dia, o lançamento do livro “Educação do campo na Amazônia: uma experiência”, organizado pelos professores Heloisa Canali, Doriedson Rodrigues, Gilmar Silva e Maria de Nazaré Araújo.
A Coordenação do Campus, juntamente com a comunidade acadêmica, tendo em vista a realização do curso permanente de História e considerando isso como uma grande conquista para a região, espera que a parceria com a prefeitura de Cametá ocorra o mais breve possível, e assim possamos dar nossa contribuição assumindo de forma acadêmica e administrativa um dos principais patrimônio da memória cametaense que é o Museu Histórico de Cametá, afirma o coordenador: “tenho o máximo interesse em firmar parceria com a prefeitura para assumirmos o museu, que servirá como laboratório para o curso de História, onde poderemos manter equipes de estagiários que ajudem nos trabalhos de restauro, coleta de informações e sobretudo, contribuir com a preservação desse patrimônio histórico que é um dos retratos desta bela cidade que está beirando os 400 anos de fundação. Nossa meta é contribuir com o desenvolvimento da região que abriga uma significativa comunidade que vem ajudando na construção de um humanismo transformador visando a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e feliz”.