segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A hora da virada




Se você é do time que acha que 2007 já vai tarde, então tá na hora da virada, tá na hora de apelar...
A maioria das pessoas tem um ritual ou simpatia para atrair bons fluidos no ano novo. Vale de tudo, desde da roupa na cor certa, o lugar, a comida, vale de tudo.
Pra começar vai até o vêr-o-pêso, passa lá na Banca da Dona Coló e encomenda logo o "banho". Um daqueles com nomes bem peculiares: Vence-tudo, abre-caminhos, busca-longe, chega-te-a-mim, chama-dinheiro, Atrativo da perseguida, Atrativo do chora-nos-meus-pés, Pega e não me larga.
Aproveita a viagem e compra também um daqueles amuletos, patuás e muiraquitãs para atrair dinheiro, saúde, sorte no amor e bons fluidos.
Se a situação for desesperadora o jeito é seguir uma das simpatias "infalíveis" que fazem sucesso lá pelas bandas do veropa:

SAÚDE E AMOR: Se no seu caso, além da sorte, está faltando a competência aqui vai a receita:
Antes do encontro, tome umas duas garrafadas de "viagra da selva", fabricado à base de marapuama, catuaba, vergalho de coati, pau-ferro, noz-moscada, mururê, guaraná, puxuri cravo-da-índia e pinga de abaetetuba.
Para acompanhar o aperitivo, pode escolher uma ou mais frutas (in natura) entre taperebá, açaí, pupunha, araçá, bacaba, bacuri e fruta de cedro. Para o jantar prepare uma arraia guisada com mariscos frescos e turu cru passado no limão e sal. A Maria Navalhada, especialista no assunto, jura pela fé da mucura que "é tiro e queda" (por via das dúvidas, não esqueça de levar papel higiênico).

DINHEIRO: Se você anda meio panema, mais "liso" que sarapó e quer "bamburrar" em 2008, o negócio é caprichar nas mandingas. Ferva três litros de água e coloque algumas folhas de laranjeira, de fortuna, de erva de bicho, um ramo de salsa, uma colher de sopa de pó de canela. Espere amornar e despeje do pescoço para baixo, depois de seu banho normal.
Para ajudar a sorte, corte uma pena de urubú (preferivelmente do ver-o-pêso) em sete pedaços guarde um dos pedaços na carteira e jogue os outros seis na maré.
Não conte para ninguém que fez esta ou aquela simpatia. O segredo é a alma do negócio.

Aproveitem para começar o próximo ano com o pé direito. O importante é ter pensamento positivo, não só nesta época, mas em todos os dias. O importante é acreditar!

Feliz Ano Novo e Boa Sorte!

VOCABULÁRIO:
Perseguida: genitália feminina
Liso: sem dinheiro
Sarapó: Gymnotus carapo - Peixe (muito escorregadio) comum na região Norte do Brasil.
Bamburrar: ganhar muito dinheiro
Garrafada: bebeiragem preparada com ervas comum no mercado do Ver-o-pêso, em Belém do Pará
Turu: espécie de molusco que vive nas árvores em putrefacção do mangal.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

2014, Belém é show na Copa e na Cozinha



Bem, amigos da rede (aquela da sesta depois do açaí com peixe frito)...
Em 2014 a Copa volta pra casa e Belém se prepara para abrigar uma das sub-sedes da competição. Segundo os especialistas, Manaus é nosso maior adversário nessa briga (o que eu não concordo).
Acho que nosso maior adversário somos nós mesmos (o que não é pouco, considerando as várias "picuinhas" políticas que entravaram durante anos, obras como a macrodrenagem, o Entroncamento, o Mangueirão e outras menos votadas). É claro que temos capacidade de sediar uma das chaves da Copa, mas é preocupante principalmente a questão política, a possibilidade de falcatruas, superfaturamentos, negociatas e as briguinhas provincianas tão comuns por essas bandas. Se conseguirmos superar esse obstáculo, o resto a gente tira de letra.
Para um povo que está acostumado com a multidão (recebemos milhares de pessoas para Círio todos os anos), receber bem é uma rotina, é uma característica de nossa gente. Somos um povo apaixonado e futebol é uma dessas paixãoes onde Paysandu e Remo dão vida a uma das mais antigas e prestigiadas rivalidades do futebol brasileiro, o "clássico-rei da Amazônia" RExPA.
Temos uma cidade linda no portão de entrada da Amazônia. E há muito para o visitante experimentar e descobrir. O Teatro da Paz (um dos mais belos do brasil), a Basílica Santuário de Nazaré, a Catedral, as praças, os museus, as igrejas, só para começar.
A Estação das Docas e o Malgal das Garças são locais onde os cheiros e sabores dessa culinária única, convidam para o banquete ao som de animados ritmos de nosso folclore e embalados pela sensualidade de nossas danças.
Independente dos benefícios imediatos que esse evento pode deixar na cidade em termos de investimentos em diversos setores, é pela oportunidade ímpar de mostrar essas maravilhas ao mundo, que sou favorável a realização da Copa em Belém e caso isso se confirme, fica aqui a sugestão para os interessados, no período do evento, realizarmos paralelamente, Festivais gastronômicos, de música, folclore, dança, de artesanato, feiras e eventos que possam potencializar tudo que temos de bom para oferecer.
Que venha a Copa! ao som do carimbó, com gosto de açaí e cheiro de patchouly
Inté 2014, parente!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Mensagens Genéricas - Natal e Ano Novo

Ainda não teve tempo de mandar suas mensagens de fim de ano?
Faltou tempo ou inspiração?
Seus problemas acabaram. Aqui tem um monte de mensagens para você escolher.
Agora vê se pelo menos para as pessoas que você considera "especiais" tu arranja tempo de escrever.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

É fantásico!

Finalmente uma notícia boa, pelo menos era o que eu imaginava quando vi a chamada da matéria no fantástico. Trio de vovós fazem turismo indo de Vitória, no Espírito Santo até Belém do Pará. A matéria mostrou as senhoras em alguns felizes momentos da aventura e finalizou dizendo que de Belém vão levar ótimas fotografias, mas que a cidade não está preparada para receber deficientes.
Sou obrigado, não só a concordar, como ir mais além. Belém não está preparada nem para alguém dito "normal". Basta dar uma volta pela cidade para confirmar o que estou afirmando. São calçadas para todos os gostos. Cheias de vasos de cimento (chumbados no concreto), com correntes, muretas, elevadas do nível da rua, revestida de lajotas (uma verdadeira armadilha, quando estão molhadas), com bancos e mesas de concreto, estacinamento de bicicletas, depósito de entulhos.
É preciso fazer valer o Código de Posturas do Município de Belém no que diz respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Método de avaliação muito Interessante

Em uma entrevista para emprego, o psicólogo dirige-se ao candidato e diz:
- Vou aplicar-lhe o teste final para admissão.
- Tubo bem - diz o candidato.
E o psicólogo pergunta:
- Você está numa estrada escura e vê ao longe dois faróis emparelhados vindo na sua direção. O que você acha que é?
- Um carro - diz o candidato.
- Um carro é muito vago. Que tipo de carro? Um BMW, um Audi, um Volkswagen?
- Não dá pra saber, né?
- Hum... resmunga o psicólogo, que continua.
Vou fazer-lhe outra pergunta:
- Você está na mesma estrada escura e vê só um farol vindo na sua direção. O que é?
- Uma moto - diz o candidato.
- Sim, mas que tipo de moto? Uma Yamaha, uma Honda, uma Suzuki?
Candidato, já meio nervoso:
- Sei lá. Numa estrada escura, não dá p’ra saber.
Aqui vai a última pergunta:
- Na mesma estrada escura você vê de novo só um farol, menor que o anterior. Você percebe que vem bem mais lento. O que é?
- Uma bicicleta.
- Sim, mas que tipo de bicicleta? Caloi, Monark, Magna?
- Não sei.
- Está reprovado!! - diz o psicólogo.
Aí o candidato dirige-se ao psicólogo e pergunta:
- Interessante esse teste. Posso fazer uma pergunta ao senhor também?
- Claro que pode. Pergunte.
- O senhor está de noite numa rua iluminada.Vê uma moça com maquiagem carregada, vestidinho vermelho bem curto, girando uma bolsinha, o que é?
- Ah! - diz o psicólogo - é uma prostituta.
- Sim, mas quem? A sua irmã? A sua mulher? Ou a puta que te pariu???

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Nota 100 para Dona Adelaide



Dona Adelaide aquela senhora simpática, proprietária do Hotel farol, em Mosqueiro, completa hoje 100 anos. Portuguesa de nascimento e paraense por opção, a centenária senhora é responsável pelo clima "família" do Hotel. Nossos parabéns, não só à ela, mais também aos filhos, netos, bisnetos e amigos, pelo privilégio de tão honrosa companhia.