quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Chikaoka em Portugal

A arte da fotografia de Miguel Chikaoka está em Portugal. A cidade do Porto recebeu suas fotografias e suas idéias acerca da luz. E mostra aos portugueses a simplicidade da criação de uma imagem diante dos olhos. No moderno espaço cultural do NorteShopping, conhecido como Silo, ele montou a instalação 'Loading ...', aberta ao público desde o dia 20 de setembro. O nome é uma referência ao termo de língua inglesa que traduzido para o português significa carregando. Muito utilizado em vocabulário da era do computador.

'Loading ...' ocupa um local de pé direito alto, paredes com tijolinhos e assoalho em madeira. Fotografias em preto e branco ocupam parte das paredes. Uma, de grandes proporções. Outras, menores. Todas elas, com mãos e pés capturados por um click. São fotogramas com luz suficiente ou estourando. Há, também, resultados fotográficos com baixa luminosidade. 'Passei dias para montar essa instalação. Cheguei a passar dias inteiros nesse shopping. E, depois, veio o resultado', diz ele.

Às margens do rio Douro, o Porto mostra o percurso da luz até que ela apresente um resultado fotográfico. São homens e mulheres, além das crianças, que chegam à instalação de Miguel Chikaoka para tocar em uma cabaça levada da Amazônia. Eles posicionam a cabaça na direção dos olhos e vêem as imagens coladas às paredes do espaço cultural. São inúmeras cabaças suspensas, presas a fios transparentes que descem do teto.

A fotógrafa portuguesa Maria do Carmo Séren escreve assim no cátalogo da instalação: 'O autor associa-as ao olho que a câmara representa'. Como parte da criação do fotógrafo fundador da Fotoativa, há um compact disc em uma das extremidades da cabaça para capturar a luz. Na outra extremidade, um orifício. O visitante pode até ver uma réplica do manto de Nossa Senhora de Nazaré, também suspenso no espaço cultural.
Fonte: Portal Cultura

Nenhum comentário: