domingo, 10 de junho de 2007

Raymundo Moraes



Raymundo Moraes, jornalista e escritor paraense falecido em 03 de fevereiro de 1941, foi o tema de recente trabalho do Mestre Salomão Laredo na excelente dissertação de mestrado “Raymundo Moraes na Planície do Esquecimento”.
No elogiado trabalho, Salomão resgata do imerecido ostracismo esse importante escritor paraense, autor de livros como, "Paiz das pedras verdes", "Alluvião", "Os igaraúnas", "Anfiteatro amazônico, "O homem do Pacoval", e o premiado "Na planicie amazonica". Livros que tem generosamente servido de fonte de inspiração e subsídios para vários autores. Membro fundador da Academia Paraense de Letras, Moraes foi também jornalista e prático de navios pelos tortuosos rios da região amazônica.
O portal da Biblioteca Virtual do Amazonas disponibilizou em arquivos digitalizados "PDFs", algumas obras raras e dentre elas "Notas dum jornalista". Vale a pena conferir.


Ps. Este humilde espaço também é abastecido pelo delicioso "O meu Dicionário de Cousas da Amazônia". Ler esse livro é como saborear uma gostosa tigela de açaí com Mapará moqueado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quais os temas abordados por este autor?

Aline Avelar

Unknown disse...

Raymundo Moraes era meu bisavo e me emociona muito lêr suas palavras!!! Fico muito feliz que hoje em dia ele ainda seja valorizado como um grande escritor

Alda Maria disse...

Raymundo Moraes era meu avô paterno.
É uma honra ser sua neta.
Muito obrigada por honrá-lo com sua matéria.
Alda Maria Bulcão Mores

Fernando Souza disse...

Infelizmente estou envolvido em um projeto que não tem me permitido atualizar o blog, mas é bom saber que ele ainda reppercute