sábado, 7 de outubro de 2006

Círio de Nazaré

Belém é uma cidade em festa e o Círio de Nazaré, maior festa da cidade, acontece no segundo domingo de outubro e homenageia Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Estado. Realizada desde 1793, a festa teve origem em Portugal, onde a santa teria salvado a vida de um nobre no momento em que este se viu prestes a cair num precipício com seu cavalo. O fato foi divulgado em Belém pelos portugueses e, tempos depois, um novo milagre da santa teria ocorrido, desta vez salvando a vida de um caçador da Floresta Amazônica.

A festa reúne milhares de fiéis que comemoram a data saindo em procissão, percorrendo a cidade em monumental cortejo até a Basílica de Nazaré, onde a imagem de Nossa Senhora é venerada. Na procissão, a santa é conduzida em um andor ao qual está amarrada extensa corda, que milhares de pessoas disputam o privilégio de segurar como pagamento de promessas feitas e graças recebidas.

O almoço da fé e da confraternização
No Pará, Círio é sinônimo de confraternização em família, simbolizada pelo tradicional almoço do Círio. É quando as famílias fazem uma ceia especial para celebrar a fé em Nossa Senhora de Nazaré.

Na mesa, pratos deliciosos, como o tradicional pato no tucupi e a maniçoba. Comidas genuinamente paraenses, feitas com produtos da imensa floresta amazônica e usados pela culinária indígena.

O Círio tem vários objetos simbólicos que podem ser apreciados durante o seu trajeto, como os carros de recolhimento de promessas, os objetos de promessas, as velas, as crianças vestidas como anjos, as lembranças folclóricas e a corda. Nos carros de recolhimento são depositados os mais diversos tipos de pedidos, com imitações de casas e membros humanos, feitas com madeira ou cera. Estas imitações também simbolizam o agradecimento pela graça alcançada no ano que passou. À esses carros dá-se o nome de “Carro dos Milagres”.

Nenhum comentário: